Capa >>> Curiosidades >>> Ciclo da água, como acontece, estágios, efeitos

Ciclo da água, como acontece, estágios, efeitos

 

O ciclo da água ou ciclo hidrológico refere-se à infinita troca de estados da água que ocorre na natureza. Sendo que esta é a única substância que existe no planeta, em circunstâncias normais, em seus três estados de matéria, sendo eles: líquido, sólido e gasoso.

A explicação para que a mesma exista em seus três estados de matéria é que esta possui infinitas transformações e transferências de local. Sendo que a água passa por todo o globo terrestre, vai para a atmosfera e volta novamente, realizando assim um processo perpétuo de transferência de sua matéria.

 

Ciclo – Transferência

A transferência da água, como já dissemos, é um ciclo infinito. A mesma passa por exatos três processos e assim continua perpetuamente. Estes processos são:

  • Evaporação – A água terrestre (oceanos, mares, rios, lagos, e outros corpos de água) sofre sua evaporação e vai para o ar (atmosfera).
  • Precipitação ou Condensação – Após atingir a atmosfera, a água sofre sua condensação, passando de minúsculas gotículas para gotas maiores, caindo até o planeta Terra novamente, onde esta se aloja em lençóis freáticos, aqüíferos, mares, rios, oceanos e outros locais que armazenam água, como por exemplo, as plantas.
  • Escoamento – Após passar por todos os locais que a mesma pode percorrer subterraneamente, esta se escorre para os locais de armazenamento aberto e começa novamente sua evaporação.

 

Ciclo – Evaporação

O ciclo da água inicia-se assim que a mesma recebe a energia e força solar enquanto esta está na superfície, passando do estado líquido para o gasoso. Para que este processo ocorra é necessário que a água receba a energia solar e sofra a evaporação ou transpiração (quando esta está em plantas ou animais). Após receber a energia solar e iniciar o processo de evaporação, a água que sobe até a atmosfera vai sofrendo mais evaporação, fazendo com que assim a mesma suba em milhares de partículas até a atmosfera terrestre.

 

Ciclo – Precipitação ou Condensação

Após a água atingir a atmosfera, esta começa sua fase de condensação. Após isso, a mesma começa a se agrupar em maiores partículas de água. Depois que a água passa pelo seu ciclo de condensação esta está pronta para voltar à superfície terrestre em suas principais formas de precipitação, sendo elas: chuva, neve ou granizo.

Após atingir o solo, a água começa seu processo de alojamento, passando por lençóis freáticos, aqüíferos, plantas, e também tem seu processo de escoamento, que segue para rios, mares, e oceanos.

A água também pode até mesmo nem chegar a tocar a superfície terrestre, já que dependendo das condições climáticas a própria pode se evaporar durante uma chuva fina e leve, voltando diretamente para a atmosfera.

 

Principais efeitos da água na Terra

A água não está apenas por estar em nosso planeta. A mesma possui uma função especial nele, na qual está é a sobrevivência dos seres vivos, afinal, ninguém vive sem água. Porém, além da importância na sobrevivência dos seres, a água também tem algumas outras importâncias que de certa forma também contribuem para que nossa existência seja mantida, sendo ela:

  • Regulação do clima terrestre;
  • Reciclagem de nutrientes e matérias terrestres;
  • Regulação e balanceamento do ciclo hidrológico na superfície e atmosfera.

Outros tópicos interessantes:

Ciclo da água

2 comentários

  1. hum…muito legal e educativo rs´

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>